29 de abril de 2011 | 09h00
Após meses de especulação, chegou ao fim o mistério cuja resposta permaneceu guardada a sete chaves pelos organizadores do casamento real britânico: o estilo e o estilista do vestido escolhido por Kate Middleton para seu grande dia.
O vestido longo, branco, de mangas rendadas, que deixava entrever os ombros de Kate, tem 2,70 metros de cauda. Sob o véu, a noiva usou uma tiara de diamantes - emprestada pela rainha - e dois delicados brincos de brilhantes.
A peça foi desenhada por Sarah Burton, diretora de criação da grife fundada por Alexander McQueen, um ícone da moda britânica falecido no ano passado.
A escolha de um McQueen suscita paralelos com a história de Kate, plebeia agora trazida à realeza por ocasião desta cerimônia.
O próprio estilista foi uma figura "emergente" na sociedade britânica, criado no bairro nada glamouroso de Stratford, no leste de Londres, filho de um taxista e de uma professora de ciências sociais.
No vestido criado por ele, a filha de Carole e Michael Middleton foi alçada a Duquesa de Cambridge.
O anúncio de que William e Kate se convertem a partir de agora em Duque e Duquesa veio do gabinete da própria rainha Elizabeth 2ª, nesta sexta-feira.
Mãos lavadas
O vestido usado por Kate Middleton tinha um espartilho coberto por tecido rendado, uma saia longa e um véu.
A renda bordada a mão pela Escola Real de Costura, que funciona no Palácio Hampton Court, trazia como motivos rosas, cardos, narcisos e trevos.
Os motivos foram aplicados sobre a renda. Cada um foi costurados a uma distância de 2 ou 3 milímetros.
Os trabalhadores lavavam suas mãos a cada 30 minutos para manter a renda e as costuras intactas. As agulhas foram renovadas a cada três horas, para mantê-las sempre afiadas e limpas.
Todos os tecidos usados no vestido foram fornecidos por companhias britânicas.
Para o estilista alemão Karl Lagerfeld, o vestido usado pela futura rainha era "elegante e chique". "É muito bonito, e relativamente clássico, mas isso segue a decoração, com um pequeno toque dos anos 1950", disse ele à TV francesa.
A tiara de diamantes usada por Kate foi fabricada pela Cartier em 1936 e comprada pelo pai da rainha Elizabeth 2ª, o duque de York (e posteriormente rei George 6º), para sua duquesa (posteriormente a rainha-mãe Elizabeth) três semanas antes de suceder seu irmão como rei.
A tiara foi presenteada à atual rainha pela mãe na ocasião de seu 18º aniversário.
O buquê de Kate Middleton mistura murtas e lírios-do-vale, entre outras flores. Ele foi criado por Shane Connolly.
O príncipe William se casou usando o uniforme de coronel da Guarda Irlandesa, com um paletó vermelho e uma faixa azul.BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.