PUBLICIDADE

Keiko Fujimori reconhece vitória de Humala e propõe 'início de diálogo'

Candidata admite vitória do rival pela e afirma que o 'o grande vencedor do pleito deve ser o Peru'

Atualização:

Keiko Fujimori anuncia o reconhecimento da derrota para Humala

 

PUBLICIDADE

LIMA - A candidata derrotada à presidência do Peru Keiko Fujimori reconheceu nesta segunda-feira, 6, a vitória de Ollanta Humala nas eleições realizadas no último domingo e assegurou que é hora de "começar o diálogo" que ajude o país a avançar.

 

Veja também:blog Luiz Raatz: 'Conciliação é a palavra chave para Humala'
video Fernando Gabeira: Houve queda na bolsa depois da eleiçãovideo TV Estadão: Gabeira analisa disputa à presidência
especialQuem é quem: o raio-X dos presidenciáveis

 

Em declarações dadas a partir de sua casa, Keiko anunciou que deve ir ao hotel onde Humala está hospedado para felicitá-lo pela vitória. A candidata fez o anúncio acompanhada por parlamentares do seu partido e por Jaime Yoshiyama, seu candidato a vice.

 

Segundo os últimos dados emitidos pelo Escritório Nacional de Processos Eleitorais, aos 90,5% dos votos apurados, Humala, da coligação Gana Perú, tinha 51,36%, enquanto Keiko, da Fuerza 2011, tinha 48,63%.

 

Keiko disse que é hora de "começar o diálogo" com o virtual novo presidente peruano e afirmou que nas eleições o "o grande vencedor deve ser o Peru". Além disso, a candidata afirmou que "é indispensável que o país avance", e para isso terá "os suportes necessários para assegurar a governabilidade do Peru". "Seremos uma oposição que representa 48% dos peruanos que apoiam o modelo econômico", concluiu.

 

Esta foi a primeira vez que Keiko reconheceu a derrota para Humala desde que o candidato nacionalista foi dado como provável vencedor, durante a madrugada. Ela não indicou qual será sua postura política após o pleito deste domingo, já que em menos de dois meses deixará de ser deputada e seu único título é "líder da oposição".

Publicidade

 

Leia mais:linkHumala anuncia 'Governo de concertação nacional e representativo'linkKeiko aproveita o legado do pai Fujimori
linkHumala aparece como moderadolinkAlberto Fujimori deve ser transferido a uma prisão, diz vice de Humala

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.