AP/ Jacquelin Martin
AP/ Jacquelin Martin

Kerry e Lavrov se reunirão hoje para debater Ucrânia

O Secretário de Estado americano e o embaixador russo querem evitar o aumento das tensões com a presença das tropas russasna fronteira ucraniana

Agência Estado

30 de março de 2014 | 11h57

O Secretário de Estado dos EUA, John Kerry, está em Paris, neste domingo, se preparando para se reunir com o ministro de Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, em uma nova tentativa para acalmar as tensões e resolver a crise em torno da Ucrânia.

Kerry e Lavrov planejam se reunir ainda neste domingo na residência do embaixador russo para a França a fim de debater a resposta da Rússia ao plano dos EUA para aliviar as tensões à medida que as tropas russas continuam em massa na fronteira ucraniana.

As autoridades dos EUA disseram que o plano engloba o desarmamento de forças irregulares, monitores internacionais para proteger os direitos das minorias, diálogo direto entre a Rússia e a Ucrânia e reformas políticas e constitucionais.

Kerry e Lavrov se reuniram inúmeras vezes pessoalmente e falaram por telefone quase diariamente desde que a crise começou, mas ainda não conseguiram chegar a um acordo sobre a maneira de prosseguir. Os dois se encontraram na última semana em Haia, onde Kerry apresentou uma proposta à Lavrov, em resposta a ideias apresentadas pelo ministro russo em 10 de março, em Londres. / Associated Press.

Tudo o que sabemos sobre:
KerryReuniãoLavrov

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.