Kerry pede a Turquia que se reaproxime de Israel

O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, pediu a líderes turcos para recompor suas relações diplomáticas com Israel. A reaproximação foi iniciada pela intermediação feita, no mês passado, pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. A estratégia é considerada essencial pelos EUA no sentido de promover a estabilidade em regiões problemáticas do Oriente Médio, como a Síria e os territórios palestinos.

Agência Estado

07 de abril de 2013 | 11h45

Durante viagem de dez dias ao exterior, Kerry se reuniu com o primeiro-ministro de Relações Exteriores da Turquia, Ahmet Davutoglu. "Nós gostaríamos de ver essa relação que é importante para a estabilidade no Oriente Médio e fundamental para o processo de paz se completar", afirmou o secretário a repórteres em coletiva de imprensa.

A Turquia, no entanto, exige que Israel acabe primeiro com todos os embargos contra os palestinos. Turquia e Israel já foram parceiros próximos, mas as relações entre os países foram estremecidas em 2010, após um ataque israelense a um navio turco. As informações são da Associated Press.

Tudo o que sabemos sobre:
TurquiaIsraelSíriaKerry

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.