Kerry vê 'fortes indícios' do uso de armas químicas pelo regime sírio

Ministro turco afirma que exames feitos em sírios mostram sinais do uso desse armamento

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

O secretário de Estado dos EUA, John Kerry, afirmou nesta sexta-feira, 10, que existem "fortes indícios" de que o regime sírio utilizou armas químicas.

PUBLICIDADE

As forças do presidente da Síria, Bashar Assad, e da oposição se acusam mutualmente pelo uso de armas químicas.

Na mesma linha, o ministro turco das Relações Exteriores, Ahmet Davutoglu, afirmou que exames realizados em vítimas da Síria que chegaram à Turquia indicaram que armas químicas foram usadas pelas forças sírias. Mais testes estavam sendo realizados para verificar esse indício.

"Estamos fazendo testes e temos algumas indicações que armas químicas foram usadas, mas, para se ter certeza, continuamos com estes testes e vamos compartilhar os testes com as agências da ONU", disse Davutoglu em Amã.

A agência de notícias estatal turca Anatolian afirmou na quinta-feira que o país enviou oito especialistas para a fronteira com a Síria para fazer exames em vítimas feridas da guerra civil em busca de vestígios de armas químicas e biológicas.

Venda de mísseis. Ao mesmo tempo, a Rússia anunciou que não venderá, pelo menos neste momento, mísseis S-300 ao regime sírio. O anúncio foi feito pelo chanceler russo Sergei Lavrov e é um sinal relevante do principal aliado de Bashar Assad. / REUTERS e AP

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.