REUTERS/Jonathan Ernst
REUTERS/Jonathan Ernst

Kim envia mensagem 'amistosa' para Trump sobre suas negociações

Kim transmitiu sua mensagem em uma carta que foi entregue através de um canal desconhecido na última sexta-feira

EFE, O Estado de S.Paulo

31 de dezembro de 2018 | 04h10

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, enviou uma mensagem "amistosa" ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em que aborda suas negociações sobre desnuclearização, segundo informou nesta segunda-feira o jornal sul-coreano "Chosun Ilbo".

Kim transmitiu sua mensagem em uma carta que foi entregue através de um canal desconhecido na última sexta-feira, afirmou o jornal, citando fontes diplomáticas não identificadas. 

O líder norte-coreano e Trump acordaram na sua histórica cúpula, realizada em junho, em Singapura, trabalhar para conseguir a desnuclearização da península coreana, mas as negociações entre os dois países estão paralisadas há meses por causa de suas diferenças sobre como realizar o processo.

A Coreia do Norte reivindica avanços na assinatura de um tratado de paz com o Sul, que ponha fim ao estado de guerra que tecnicamente permanece na península e o levantamento de sanções que pesam sobre o país, em troca da execução de medidas concretas para desmantelar seu arsenal que a Casa Branca exige.

A informação sobre a mensagem a Trump foi publicada um dia após que Kim enviasse uma carta ao presidente sul-coreano, Moon Jae-in, onde destaca os esforços mútuos para superar a tensão bilateral e libertar seus povos "do medo da guerra".

Nos próximos meses, Kim deverá se reunir pela segunda vez com Trump, segundo confirmou o presidente americano, embora a data e sede do encontro ainda não tenham sido definidos. 

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.