Kim Jong-il é reeleito presidente da Coreia do Norte

O novo Parlamento da Coreia do Norte reelegeu, nesta quinta-feira, Kim Jong-il para o terceiro mandato como presidente da Coreia do Norte, informou a agência de notícias do país.

AE-AP, Agencia Estado

09 de abril de 2009 | 02h21

Os legisladores aprovaram Kim como presidente da poderosa Comissão Defesa Nacional, na abertura da sessão novo parlamento, conhecido como Assembleia Suprema do Povo, uma designação que nos termos da Constituição faz dele o líder da nação.

No entanto, agência de notícias não confirmou se Kim participou da sessão - o que marcaria sua primeira grande aparição pública desde agosto do ano passado, quando surgiram rumores de que o presidente norte-coreano tinha sofrido um acidente vascular cerebral.

As especulações sobre o estado de saúde de Kim, de 66 anos, são constantes desde que não participou do desfile militar realizado por ocasião do 60º aniversário da fundação do país comunista, em 9 de novembro do ano passado. A ausência suscitou preocupações sobre sua saúde e os receios de uma crise sucessória na nação equipada com armas nucleares. O governo nega, porém, que ele esteja doente.

Tudo o que sabemos sobre:
Coreia do NortereeleiçãoKim Jong-il

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.