31 de dezembro de 2019 | 20h20
O líder norte-coreano Kim Jong-Un declarou que Pyongyang está abandonando suas moratórias sobre testes nucleares e de mísseis balísticos intercontinentais, reportou a imprensa local nesta quarta-feira, 1 (noite de terça-feira, 31, no Brasil).
Kim Jong-un declara que 'medidas positivas e ofensivas' devem ser adotadas pela Coreia do Norte
"Não há mais base para mantermos unilateralmente o vínculo com o compromisso", reportou a agência oficial de notícias KCNA, citando declarações de Kim a líderes do partido governista.
"O mundo vai testemunhar uma nova arma estratégica que a República Popular Democrática da Coreia [nome oficial da Coreia do Norte] deterá no futuro próximo", acrescentou o líder norte-coreano, anunciando uma "ação impactante" da Coreia do Norte.
Kim declarou em 2018 que a Coreia não tinha mais necessidade de realizar testes nucleares e com mísseis balísticos intercontinentais (ICBM), e o anúncio desta quarta ameaça acabar com os avanços diplomáticos feitos recentemente nesta área.
Sua declaração diante de um plenário lotado do comitê central do Partido dos Trabalhadores deixa claro que a Coreia do Norte prefere enfrentar sanções internacionais para preservar sua capacidade nuclear. /AFP
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.