AFP PHOTO / US Government / HO
AFP PHOTO / US Government / HO

Kim Jong-un está ‘disposto’ a garantir desnuclearização, diz Mike Pompeo

Secretário de Estado americano diz que ditador está “muito preparado” para cúpula entre Estados Unidos e Coreia do Norte

O Estado de S.Paulo

29 Abril 2018 | 02h29

WASHINGTON – O secretário de Estado americano Mike Pompeo assegurou que o ditador norte-coreano Kim Jong-un está “disposto" a apresentar um plano para garantir a desnuclearização do país. O novo chefe da diplomacia americana, que foi a Pyongyang durante a Páscoa, disse que teve uma “boa conversa” com Kim durante o encontro.

As declarações foram ditas à emissora americana ABC News, que exibiu trechos da entrevista feita com Pompeo. A íntegra será exibida neste domingo, 29.

Pompeo disse que o ditador norte-coreano está “muito preparado” para a cúpula entre Coreia do Norte e Estados Unidos, prevista para o fim de maio ou início de junho. “Tivemos uma extensa conversa sobre os temas difíceis enfrentados pelos dois países”, afirmou o secretário de Estado.

+ Coreia do Norte promete desmantelamento público de base nuclear, diz Seul

O presidente americano Donald Trump também mencionou o esperado encontro com o ditador durante comício em Michigan neste sábado, 28. Com otimismo contido, Trump disse que a cúpula será “muito importante” e que acordo pela desnuclearização da península coreana seria um “favor para o mundo”.

+ Trump acelera conversas com Coreia do Sul para encontrar Kim

“Esperamos uma reunião muito proveitosa nas próximas três ou quatro semanas”, afirmou Trump, sinalizando uma possível antecipação da cúpula. “Mas veremos como será.” //AFP

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.