REUTERS/Damir Sagolj
REUTERS/Damir Sagolj

Pyongyang faz desfile para celebrar fim do Congresso do Partido dos Trabalhadores

Parada teve caráter civil, apesar da apresentação de maquetes de mísseis e foguetes. Milhares de pessoas agitaram ramos de flores para saudar o líder norte-coreano

O Estado de S. Paulo

10 Maio 2016 | 10h36

PYONGYANG - O líder norte-coreano, Kim Jong-un, liderou nesta terça-feira, 10, um grande desfile em Pyongyang para celebrar a conclusão do VII Congresso do Partido dos Trabalhadores da Coreia (PTC), que o elegeu seu presidente.

Kim presidiu o evento de um palanque na Praça Kim Il-sung, situada no centro de Pyongyang, onde milhares de pessoas agitaram ramos de flores para saudá-lo.

Os desfiles militares são comuns na Coreia do Norte para celebrar datas importantes e mostrar as últimas aquisições bélicas, incluindo mísseis balísticos de longo alcance ainda em fase de desenvolvimento. Mas o desfile desta terça-feira teve um caráter civil, apesar da apresentação de certas maquetes de mísseis e foguetes.

O chefe de Estado, Kim Yong-nam, cujo cargo é decorativo, felicitou Kim Jong-un por sua eleição como presidente do Partido dos Trabalhadores. "A eleição mostrou (...) a absoluta confiança (...) dos militares e do povo no grande líder Kim Jong-un", disse Kim Yong-nam.

Herdeiro de uma dinastia que governa o país desde sua criação, em 1948, Kim Jong-un tem agora o título de primeiro-secretário do Partido dos Trabalhadores.

Os participantes do desfile agitaram flores de papel, balões e bandeiras do partido. Alguns exibiam cartazes com os dizeres "longa vida ao camarada Kim Jong-un, grande líder do nosso país e do nosso povo" e "Glória ao nosso querido líder". /AFP

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.