Kosovo inaugura estátua em homenagem a Bill Clinton

Monumento em Pristina marca campanha aérea da Otan para retirar soldados da ex-Iugoslávia de província sérvia em 1999.

BBC Brasil, BBC

01 Novembro 2009 | 19h42

O ex-presidente americano Bill Clinton participou neste domingo da inauguração de uma estátua em sua homenagem em Pristina, capital do Kosovo.

O monumento de bronze de 3,5 metros mostra o ex-presidente, fica na Avenida Bill Clinton, pesa 900 quilos e é banhada em ouro.

A estátua foi encomendada para homenagear Clinton por seu apoio aos albaneses kosovares durante a guerra de 1999 com a antiga Iugoslávia.

Milhares de albaneses se reuniram nas ruas com bandeiras dos Estados Unidos e Clinton acenou para a multidão quando a cobertura vermelha da estátua foi finalmente puxada.

"Devo dizer que nunca esperava, em nenhum lugar, que alguém fosse fazer uma estátua minha tão grande. Nesta manhã, quando falei com minha esposa, ela disse que eu tinha que tirar uma fotografia em frente da estátua e enviar para ela, para ter certeza de que era verdade e eu não estava inventando", disse o ex-presidente.

Independência

Em 2008, Kosovo declarou sua independência de forma unilateral em relação à Sérvia. A medida contou com o apoio dos Estados Unidos e muitos países ocidentais, mas vários países, incluindo China e Rússia, ainda afirmam que Kosovo é uma província sérvia.

Os albaneses representam 90% dos 2 milhões de habitantes de Kosovo, e os sérvios não reconhecem a independência do território.

De acordo com o correspondente da BBC em Belgrado, Mark Lowen, para muitos em Kosovo Bill Clinton é visto como um herói e um dos fundadores da nação, o homem que ficou ao lado dos albaneses de Kosovo enquanto eles lutavam pela independência.

Em 1999 foi o governo de Bill Clinton que sancionou a operação de bombardeio aéreo da Otan, que durou 78 dias, contra o então governo iugoslavo de Slobodan Milosevic.

Naquela época Milosevic tentava reprimir a insurgência dos albaneses na província do sul da Sérvia, Kosovo.

A operação da Otan obrigou a retirada dos soldados iugoslavos do território, colocando Kosovo sob a administração da ONU até sua declaração unilateral de independência em 2008.

A estátua inaugurada neste domingo mostra o ex-presidente sorrindo com o braço esquerdo levantado e levando documentos com a data de 24 de março de 1999, quando a Otan iniciou sua campanha aérea. BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.

Mais conteúdo sobre:
bill clinton kosovo estátua

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.