Stringer/ Reuters
Stringer/ Reuters

Lançamento falha e foguete com satélite chinês explode

Foguete Long-March-Y2 era o último teste antes de envio de sonda lunar, na segunda metade do ano

O Estado de S.Paulo

02 Julho 2017 | 10h33

O lançamento de um foguete chinês falhou, causando a explosão da aeronave momentos após a decolagem, neste domingo, 2, segundo informações da agência estatal de notícias Xinhua. A decolagem aconteceu no Centro de Lançamento de Satélites Wenchang, na cidade de Wenchang, da província de Hainan, no Mar da China Meridional. 

De acordo com a agência, especialistas irão investigar as causas do erro do lançamento do Long March-5 Y2, o segundo foguete de carga pesada da China. 

Vídeo de uma transmissão ao vivo mostrou o foguete saindo do solo e se direcionando ao céu, enauqnto uma narração sobre as imagens indicava que tudo estava ocorrendo como previsto. Por essa gravação, não ficou claro se algo deu errado. 

Conforme publicado pela Xinhua, o foguete estava carergando o satélite de comunicação Shijian-18. O lançamento seria o último teste da série Long March-5 antes do envio da sonda lunar Chang'e-5, programada para a segunda metade deste ano. Também estão previstas missões com uma estação espacial tripulada e também uma sonda em Marte. 

O Shijian-18 era o satélite mais recente de experimentos tecnológicas chineses e o mais pesado já enviado ao espaço pelo governo, com 7,5 toneladas. 

Não há informações se a falha deste domingo afetará a programação das próximas missões. /COM INFORMAÇÕES DA AGÊNCIA AP

Mais conteúdo sobre:
China

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.