Leitor da BBC registra imagens de agitação em Honduras; veja fotos

Nolban Medrano também enviou um relato do que viu em Tegucigalpa nos últimos dias.

BBC Brasil, BBC

23 de setembro de 2009 | 11h03

O internauta hondurenho Nolban Medrano enviou à BBC várias fotos tiradas nas ruas de Tegucigalpa pouco depois do anúncio de que o presidente deposto, Manuel Zelaya, havia retornado ao país.

Medrano enviou o material à BBC Mundo, o site em espanhol do Serviço Mundial da BBC, acompanhado de um relato do que viu em Tegucigalpa nos últimas dias.

Ele conta que, logo após o anúncio, centenas de hondurenhos foram a sede da ONU em Tegucigalpa, acreditando que ele estava a caminho do local.

"Conforme passava o tempo, milhares de hondurenhos foram se reunindo em frente ao edifício da ONU. As pessoas da resistência [ao golpe] estava eufóricas", conta o leitor.

"Os manifestantes desarmados foram atacados com gás lacrimogêneo pela polícia, que era apoiada pelo Exército, tudo a uma quadra da embaixada do Brasil."

Medrano disse que a polícia reprimiu os seguidores de Zelaya em frente ao prédio da ONU e em frente à Embaixada brasileira, onde o político está baseado.

"Alguns manifestantes aterrorizados fugiram dos militares que tentavam agredi-los a uma quadra do prédio da ONU em Tegucigalpa."

No final da noite, houve uma vigília com mensagens pró-Zelaya em frente à Embaixada brasileira.BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.