15 de outubro de 2015 | 15h25
O líder opositor preso na Venezuela, Leopoldo López, divulgou um vídeo em sua conta no Twitter com trechos da sentença proferida contra ele no mês passado. A conta é gerenciada por sua mulher, Lilian Tintori.
López foi sentenciado a 13 anos e 9 meses de prisão, que serão cumpridos na penitenciária militar de Ramo Verde, onde está detido desde que se entregou, há 19 meses. Ele foi considerado culpado por incentivar a violência nos protestos de fevereiro de 2014 que deixaram 43 mortos.
Vean este vídeo de la sentencia absurda de Leopoldo: https://t.co/Mvu9smCdCI Por favor, ayúdame con tu RT. Gracias! LT— Leopoldo López (@leopoldolopez) October 15, 2015
No vídeo, López contesta as acusações citadas na sentença, apresentando também capas de jornais com declarações de líderes de condenação à decisão.
Na terça-feira, a equipe de advogados de López anunciou que apresentará amanhã uma apelação contra a condenação. Para o advogado-chefe da equipe, Juan Carlos Gutiérrez, a sentença contém vícios que demonstram motivação política por trás da condenação.
Nesse dia, a conta no Twitter de López publicou a sentença na íntegra, com as 282 páginas, que pode ser lida aqui.
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.