'Leopoldo López só mudou de prisão'

Deputado aliado de Leopoldo López no Voluntad Popular afirma que líder opositor libertado no sábado ainda continua como um preso político

PUBLICIDADE

Por Claudia Muller
Atualização:

1.Houve algum tipo de negociação por parte da oposição para que Nicolás Maduro soltasse Leopoldo López? O governo liberou Leopoldo no momento em que teve vontade. E ele não é um homem livre, só mudou de prisão. Claro que em melhores condições, mas segue preso. Ele não pode sair, tem uma tornozeleira na perna e continua sendo um preso político. 

Deputados venezuelanos Luis Florido e Williams Dávila chegam ao Itamaraty para reunião com o chanceler brasileiro, Mauro Vieira Foto: EFE/Fernando Bizerra Jr

PUBLICIDADE

2. O senhor acredita que isso foi uma estratégia de Maduro para reduzir a pressão das ruas e ter sucesso na Constituinte? Só Maduro pode dizer qual foi sua expectativa ao tomar essa decisão, mas manteremos a mesma luta. Realizamos bloqueios de rua e faremos um referendo.

3. Quem fará a segurança de López agora? O responsável por sua segurança é o governo, é Nicolás Maduro. Leopoldo está em casa, mas ele não pode sair, segue preso. Fora da casa dele há proteção, feita pela polícia, e ele também tem sua própria segurança em casa, em razão de sua importância como líder.

4. Qual é o estado de saúde de López? Depois de 3 anos e 5 meses em uma prisão injusta, ilegal e inconstitucional, onde recebeu todo tipo de repressão, maus-tratos psicológicos e de alimentação, ele saiu como um homem forte, sem nenhum tipo de intenção de vingança. Esse foi um passo muito importante para sua liberdade definitiva e para a Venezuela. Ele está em boas condições físicas e psicológicas. 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.