Lesão na coluna é o motivo da ausência de vice, diz autoridade chinesa

O futuro líder da China, Xi Jinping, sofreu uma lesão nas costas por praticar esportes, disse uma autoridade chinesa do alto escalão, na explicação mais clara até agora de um alto membro do partido sobre as razões para o recente desaparecimento de Xi da vida pública.

Reuters

19 de setembro de 2012 | 07h53

Em raros comentários oficiais sobre a saúde do vice-presidente Xi, o ex- líder de Hong Kong Tung Chee-hwa, agora vice-presidente de um órgão consultivo do Parlamento da China, disse que Xi havia machucado as costas. "Acho que por causa da natação", afirmou.

"Ele se machucou no esporte e agora está recuperado, e agora está de volta ao trabalho", Tung disse à CNN em uma entrevista transmitida na noite de terça-feira, nos Estados Unidos.

Tung tem ligações próximas com os principais líderes da China e foi um conselheiro essencial para Xi durante a sua visita aos Estados Unidos no início deste ano.

Fontes disseram à Reuters que Xi machucou as costas enquanto nadava no início deste mês e que ele estava obedecendo ordens dos médicos para repousar e fazer fisioterapia. A saúde de líderes de Estado é normalmente considerada um segredo de Estado no país.

"Na China, a saúde de líderes influentes não é uma questão pública. Acho que, com o tempo, à medida que a China se torna mais e mais aberta, e é também uma parte do mundo, todas essas coisas irão depois mudar", disse Tung.

Funcionários do governo chinês recusaram-se diversas vezes a dizer o que tinha acontecido com Xi, alimentando especulações que incluíam um suposto ataque cardíaco, um acidente vascular cerebral, uma cirurgia relacionada a um câncer e até mesmo uma tentativa de assassinato.

(Reportagem de James Pomfret)

Tudo o que sabemos sobre:
CHINAXIJINPINGMACHUCADOESPORTE*

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.