Líbano realiza primeira fase de eleições municipais

Milhares de libaneses estão se dirigindo às suas cidades natais no Monte Líbano para votar no primeiro dos quatro estágios das eleições municipais.

AE, Agência Estado

02 Maio 2010 | 10h56

Forças adicionais do Exército e da polícia foram mobilizadas nas cidades libanesas e do lado de fora dos locais de votação para garantir a segurança nas eleições neste domingo.

O pleito é visto como um teste para a convivência em um país onde as tensões sectárias continuam 20 anos depois do fim da guerra civil ocorrida entre 1975 e 1990. Contudo, a votação deverá ser pacífica, uma vez que alianças eleitorais entre políticos rivais produziram listas consensuais na maioria das cidades e aldeias.

A eleição ocorre também em um momento de melhora das relações entre a coligação do primeiro-ministro Saad Al-Hariri, apoiado pelo Ocidente, e o grupo islâmico Hezbollah, apoiado pelo Irã, e seus aliados, uma vez que os dois lados formaram um frágil governo de união nacional em novembro passado. Somente poucas regiões estavam se preparando para disputas eleitorais muito acirradas.

Há 795.372 eleitores registrados no Monte Líbano, a província mais populosa do país. Eles escolherão 313 conselhos municipais entre 9.559 candidatos, e 921 chefes de aldeias, entre 1.377 candidatos.

A população do Líbano é de aproximadamente 4 milhões de habitantes, dividida entre cristãos, muçulmanos sunitas, muçulmanos xiitas e outras seitas menores. As informações são da Associated Press.

Mais conteúdo sobre:
Líbano eleições municipais

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.