Liberais-democratas britânicos propõem mudanças nos impostos

Em seu manifesto para o pleito de maio, 3º maior partido do país também promete mais justiça na sociedade.

BBC Brasil, BBC

14 de abril de 2010 | 18h15

O partido Liberal Democrata, o terceiro maior da Grã-Bretanha, lançou nesta quarta-feira seu manifesto para as eleições gerais de 6 de maio, em que promete reduzir impostos para quem ganha menos e "injetar justiça" na sociedade britânica.

O líder do partido, Nick Clegg, disse que suas propostas, que também incluem um aumento das aposentarias estatais, unem "esperança e credibilidade".

Os quatro temas principais no documento de 103 páginas são impostos mais justos, maiores oportunidades para crianças, uma economia mais verde e maior transparência política.

Clegg disse que seu partido estava comprometido a remover "gargalos" para permitir uma maior mobilidade social.

Bancos

"Se você achava que os liberais-democratas tinham as ideias certas, mas se perguntava se eles podiam cumpri-las, a resposta é esse manifesto. Podemos e vamos", disse Clegg.

O partido prometeu ainda uma reforma bancária, dividindo as grandes instituições entre bancos de investimento e bancos comerciais.

Para Clegg, com essa divisão das áreas bancárias, os cidadãos não terão de se sentir frustrados perante os excessos e a cobiça dos bancos.

Os liberais-democratas são o último dos três grandes partidos britânicos a divulgar seu programa para as eleições gerais.

Mas críticos ligados aos partidos Trabalhista e Conservador dizem que o programa dos liberais democratas é irrealizável e que seus cálculos não estão corretos.BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.