Líbia terá novo governo em até dez dias, diz Conselho rebelde

Nova administração incluirá representantes de várias regiões para liderar futuro do país

PUBLICIDADE

Atualização:

TRÍPOLI - A Líbia terá um novo governo em dez dias, de acordo com o vice-líder do Conselho Nacional de Transição (CNT) do país. "Um novo governo será formado dentro de uma semana a dez dias", disse Mahmud Jibril, que atua como o "primeiro-ministro" do Conselho, o órgão de governo  dos rebeldes que tentam derrubar o regime de Muamar Kadafi. "Este novo governo incluirá representantes das diferentes regiões da Líbia", detalhou.

 

Veja também:
forum OPINE: 
Onde se esconde Kadafi?
especialESPECIAL: Quatro décadas de ditadura na Líbia
lista ARQUIVO: ‘Os líbios deveriam chorar’, dizia Kadafi

 

PUBLICIDADE

Ainda de acordo com Jibril, que chegou a Trípoli durante a semana, o próximo governo será encarregado de executar as decisões do Conselho. Posteriormente, uma nova formação será definida quando a Líbia for "totalmente libertada".

 

O líder rebelde ainda parabenizou os insurgentes pela "libertação de Trípoli sem o derramamento de sangue", mas lembrou que ainda há batalhas em que os revolucionários lutam para tomar cidades ainda nas mãos das tropas de Kadafi, como Bani Walid (170 quilômetros a sudeste da capital) e Sirte, a cidade natal do coronel (360 quilômetros a leste da capital). As informações são da Dow Jones.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.