Líder norte-coreano inicia 1ª visita à Rússia desde 2002

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong il, chegou neste sábado à Rússia e vai se encontrar com o presidente do país, Dmitry Medvedev, durante uma visita que deve se prolongar por uma semana, segundo informações do Kremlin. Esta é a primeira visita de Kim ao país em nove anos e representa um sinal dos crescentes esforços de Pyongyang para angariar apoio econômico e diplomático. A imprensa norte-coreana não especificou quando ocorrerá o encontro com Medvedev, mas informou que a visita de Kim era uma resposta a um convite feito pelo presidente russo.

AE, Agência Estado

20 de agosto de 2011 | 09h29

A Coreia do Norte está ampliando seus esforços para assegurar ajuda e retomar negociações para desarmamento nuclear. No mês passado, um diplomata norte-coreano do alto escalão esteve em Nova York (EUA) para discutir o assunto.

Kim vai visitar a região ao leste da Rússia e viajará até a Sibéria, informaram autoridades russas e norte-coreanas à Agência de Notícias Central Coreana (KCNA, na sigla em inglês). O serviço de comunicação do Kremlin informou que os detalhes da visita ainda estavam sendo organizados. A última visita de Kim à Rússia foi em 2002, quando ele realizou uma viagem de quatro dias pelo Leste. No ano anterior, no entanto, ele cumpriu jornada de 24 dias pelo país, sempre viajando de trem. Por não viajar de avião, o líder norte-coreano sempre utiliza um trem especial. As informações são da Associated Press.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.