PUBLICIDADE

Líder rebelde na Líbia diz que 'era Kadafi acabou'

Mustafa Abdel Jalil pediu para que líbios não façam 'justiça com as próprias mãos'

Por AE
Atualização:

BENGHAZI -

PUBLICIDADE

O líder rebelde líbio Mustafa Abdel Jalil comemorou nesta segunda-feira o fim da "era Kadafi" no país, após combatentes sob seu comando tomarem o controle da maior parte da capital, Trípoli. "A era Kadafi acabou", afirmou Abdel Jalil, líder do Conselho Nacional de Transição, em entrevista coletiva em Benghazi, no leste do país, referindo-se ao líder líbio Muamar Kadafi, no poder desde 1969.

 

Veja também:TV estatal líbia passa ao controle dos rebeldesPERFIL: Excêntrico e nacionalista, Kadafi chegou ao poder em 1969VÍDEO: Líbios vão às ruas para celebrar notícia da queda de TrípoliESPECIAL: Quatro décadas de ditadura na LíbiaVISÃO GLOBAL: A insustentável situação de Kadafi

Abdel Jalil disse esperar que Kadafi, procurado pelo Tribunal Penal Internacional (TPI) por crimes de guerra, seja "capturado vivo, para que possamos dar a ele um julgamento justo".

A Organização para a Cooperação Muçulmana saudou em comunicado a "vitória" dos rebeldes líbios e pediu que o povo do país do norte da África apoie o Conselho Nacional de Transição.

 

"Peço a todos na Líbia para agir com responsabilidade e não fazer justiça com as próprias mãos... que tratem bem os prisioneiros de guerra. Todos nós temos o direito de viver com dignidade nesta nação", disse.  Jalil afirmou que a luta terá acabado apenas quando Kadafi for capturado.Não se sabe o paradeiro de Kadafi, e ainda há alguns bolsões de resistência aos rebeldes realizada por seguidores do líder.As informações são da Dow Jones.

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.