Luis Acosta/AFP
Luis Acosta/AFP

Líderes das Farc chegam à Colômbia para participar de reuniões sobre novo acordo de paz

Cinco dos nove integrantes do Secretariado da guerrilha já estão no país; outros dois estão em Bogotá há uma semana

O Estado de S.Paulo

22 de novembro de 2016 | 07h33

BOGOTÁ - Líderes da guerrilha das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) chegaram na segunda-feira a Bogotá e várias outras localidades da Colômbia para participar de reuniões sobre a implementação do novo acordo de paz assinado com o governo para encerrar um conflito de mais de meio século, informou o grupo rebelde.

"Secretariado Nacional das @FARC_EPueblo na cidade de Bogotá para reuniões sobre a #ImplementaciónYA do #AcuerdoDefinitivo", reportou a agência Nueva Colombia Noticias, que divulga informações sobre os insurgentes, em sua conta no Twitter, acompanhada de três fotos em que aparecem os comandantes guerrilheiros.

Nas imagens estão cinco dos nove integrantes do Secretariado das Farc, o órgão permanente de direção da principal e mais antiga guerrilha do país. Entre eles estão Joaquín Gómez, Bertulfo Álvarez, Mauricio Jaramillo, Carlos Antonio Lozada e Pastor Alape.

Os dois últimos estão na capital colombiana desde a semana passada, quando se reuniram com membros da ONU e do governo para examinar um incidente - no âmbito do cessar-fogo vigente desde agosto - no sul de Bolívar, no qual morreram dois guerrilheiros.

O mesmo órgão de comunicação das Farc havia publicado anteriormente uma foto em que o líder máximo dos insurgentes, Rodrigo Londoño - conhecido como "Timochenko" -, e o chefe de negociações da guerrilha, Iván Márquez, se preparavam para viajar de Havana, sede dos diálogos de paz, para a capital colombiana. / AFP

Tudo o que sabemos sobre:
ColômbiaJuan Manuel SantosFarc

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.