Liga Árabe apoia decisão palestina de paralisar diálogo de paz

Grupo pediu aos EUA que pressionem Israel a estender o congelamento nas construções de assentamentos em terras palestinas.

BBC Brasil, BBC

08 de outubro de 2010 | 22h33

Para Israel, construções não devem ser obstáculos nas negociações

Ministros das Relações Exteriores da Liga Árabe apoiaram a posição palestina de paralisar as negociações de paz com Israel até que os israelenses suspendam a construção de assentamentos em terras palestinas.

Após receber o presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas, o comitê de ministros disse que ainda havia tempo para que os Estados Unidos e outros mediadores internacionais pressionassem Israel a estender o congelamento nas construções.

Mesmo antes de Abbas começar a explicar a sua oposição ao comitê, criado para monitorar conversas de paz com Israel, o secretário-geral da organização, Amr Mussa, disse que as expectativas quanto ao futuro das negociações eram "negativas".

Mussa discursou a repórteres sobre a crise causada pela retomada das construções judaicas em territórios palestinos, ocorrida a despeito da vontade dos Estados Unidos.

Frustração

Mas Israel tem se recusado a prorrogar o congelamento, dizendo que as construções não devem ser consideradas obstáculos para as negociações. A decisão frustrou os palestinos, que paralisaram o diálogo.

Abbas, que segundo relatos tem ameaçado deixar o cargo, pediu aos ministros árabes que apoiassem sua posição. O comitê de ministros comprometeu-se a se reunir em um mês para voltar a analisar a situação.BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.