Londres 2012: Artista coloca ônibus no telhado em instalação olímpica

Cidade britânica recria cena de filme Um Golpe à Italiana e moradores aprovam iniciativa.

BBC Brasil, BBC

04 de julho de 2012 | 17h39

Um ônibus foi colocado no topo de um prédio na Inglaterra como uma instalação artística que integra as celebrações que ocorrem na Grã-Bretanha em paralelo aos Jogos Olímpicos.

A instalação recria a última cena do filme Italian Job, ou Um Golpe à Italiana, na cidade costeira de Bexhill.

O artista responsável, Richard Wilson, a batizou de Hang On A Minute Lads, I've Got A Great Idea... (Espere um minuto, rapazes, tive uma ótima ideia..., em tradução livre), a última frase do filme de 1969, dita por Michael Caine.

O ônibus será pintado nas cores da bandeira britânica, vermelho, branco e azul e ficará no local até outubro.

Foi necessário um guindaste para levar o veículo até o telhado do De La Warr Pavilion, prédio símbolo da pequena cidade e que abriga uma galeria de artes.

"Acho que as pessoas vão gostar e a obra não vai receber o tipo de crítica abusiva que instalações públicas costumam atrair", disse Wilson.

O comediante britânico Eddie Izzard, que doou 70 mil libras (R$ 221 mil) para a instalação, disse que "como grande fã do filme, me orgulho de ser o principal patrocinador".

"Ao fim de 2012, espero que se diga que nosso país não apenas organiza excelentes eventos internacionais, mas também consegue equilibrar ônibus do alto de prédios como ninguém."

O projeto recebeu 50 mil libras de dinheiro público.

A obra integra a Olimpíada Cultural, uma série de eventos que acontecem no país na época da Olimpíada de Londres. BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.