10 de dezembro de 2020 | 05h06
CINGAPURA - Londres e Cingapura anunciaram nesta quinta-feira, 10, a assinatura de um acordo de livre comércio, enquanto as esperanças de um acordo pós-Brexit com a União Europeia diminuem.
“O Reino Unido e Cingapura têm a satisfação de anunciar hoje (quinta-feira) a assinatura de um acordo”, que cobrirá trocas de US$ 22 bilhões ao ano, segundo nota ministerial conjunta.
Este acordo com a cidade-estado, uma plataforma financeira e comercial muito importante, proporcionará um apoio significativo para o Reino Unido na Ásia enquanto o país negocia a sua saída da União Europeia.
Londres assinou seu primeiro grande acordo comercial pós-Brexit com o Japão em outubro. Mas este acordo é o primeiro com um membro da ASEAN, a Associação das Nações do Sudeste Asiático, que tem 10 membros.
O acordo "fornece às empresas britânicas uma plataforma para acessar oportunidades na região por meio de Cingapura", disse o ministro do Comércio de Cingapura, Chan Chun Sing, após assinar o documento com a britânica Liz Truss.
O acordo foi concebido segundo o modelo de um pacto existente entre a União Europeia e Cingapura.
O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, deram um ao outro até domingo para tomar uma decisão sobre as negociações de um acordo pós-Brexit./AFP
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.