Londres troca embaixador na Argentina

Em meio à tensão diplomática com a Argentina pela soberania das Ilhas Malvinas (Falklands, para os britânicos), a Grã-Bretanha nomeou ontem seu novo embaixador em Buenos Aires. O diplomata John Freeman chegará à Argentina entre maio e junho, depois das cerimônias de comemoração dos 30 anos da Guerra das Malvinas.

ARIEL PALACIOS , CORRESPONDENTE / BUENOS AIRES , O Estado de S.Paulo

10 de março de 2012 | 03h03

Freeman disse estar disposto a trabalhar para o desenvolvimento de uma relação de mútuo benefício entre os dois países. O diplomata terá o desafio de amenizar as tensões recentes entre os dois países. Desde o ano passado, o governo da presidente Cristina Kirchner tem tomado uma série de medidas para pressionar os britânicos a negociar a soberania sobre as Malvinas na ONU, o que é rejeitado por Londres.

Em dezembro, os países-membros do Mercosul acataram o pedido argentino de proibir que navios com a bandeira das Malvinas atraquem nos portos do Cone Sul. No mês passado, Cristina acusou os britânicos de militarizar o Atlântico Sul com o envio do destróier HMS Dauntless ao arquipélago.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.