Louisiana abre comportas de represa para evitar tragédia em Nova Orleans

Medida vai alagar uma área de mais de 12 mil quilômetros quadrados, mas deve proteger grandes cidades ao longo do rio Mississippi.

BBC Brasil, BBC

14 de maio de 2011 | 21h51

Foram abertas na tarde deste sábado as comportas de uma represa no Estado de Lousiana. A ideia é inundar uma área rural de mais de 12 mil quilômetros quadrados para proteger grandes cidades ao longo do rio Mississippi de enchentes.

Entre as cidades que deverão ser poupadas com a medida estão Baton Rouge e Nova Orleans, que há cinco anos ficou debaixo d'água após a passagem do furacão Katrina.

A maior parte da água deve alagar áreas pantanosas, igarapés e remansos de lagos, mas milhares de casas e fazendas na região também estão ameaçadas de alagamento.

Muitos moradorse se sentiram prejudicados por terem de sacrificar suas propriedades para salvar as grandes cidades.

"Eles nos disseram para nos mudar e ponto. Para fazer nossa bagagem como se estivéssemos mudando de vez, e para não deixar nem um palito de dente para trás", disse uma moradora.

O governo americano afirmou que indenizará os fazendeiros que tiverem suas plantações destruídas pela cheia.BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.