Lula cancela comício para ir hoje ao velório de Kirchner

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cancelou o comício de que participaria hoje à noite em Recife (PE) a fim de viajar a Buenos Aires para o velório do ex-presidente da Argentina Néstor Kirchner, que morreu na manhã de ontem na cidade de El Calafate, no sul do país, vítima de um ataque cardíaco. O retorno de Lula ao Brasil ainda não está definido. Pode ocorrer na noite de hoje ou amanhã, pela manhã.

LEONENCIO NOSSA E MARINA GUIMARÃES, Agência Estado

28 de outubro de 2010 | 11h35

A viagem a Buenos Aires estava prevista para amanhã, mas o Planalto recebeu informações do governo argentino de que o velório de Kirchner em Buenos Aires se encerrará hoje. Lula, que está no Rio de Janeiro, seguirá direto para a capital portenha.

Os presidentes da Bolívia, Evo Morales, e do Equador, Rafael Correa, já estão em Buenos Aires para participar do funeral de Kirchner. Morales foi o primeiro a chegar à capital portenha, onde expressou suas "mais sentidas condolências". "A perda do companheiro Néstor é uma dor para mim, para o povo boliviano e a América Latina", disse Morales, visivelmente comovido. O presidente do Uruguai, José "Pepe" Mujica, deve chegar por volta das 12 horas de Brasília, enquanto os demais presidentes da região desembarcam ao longo do dia.

Na Casa Rosada, onde o velório começou às 11 horas (de Brasília), uma enorme fila, de mais de 200 metros, começou a ser formada desde a manhã pelos seguidores de Kirchner para dizer-lhe adeus.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.