Lula cumprimenta Santos o convida para Unasul

Presidente brasileiro espera ter um encontro com colombiano para avançar em temas bilaterais e fortalecer bloco sul-americano

Efe,

21 de junho de 2010 | 02h30

BOGOTÁ - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou neste domingo uma mensagem de felicitação ao presidente eleito dos colombianos, Juan Manuel Santos, convidou-o a somar esforços em fóruns internacionais e a fortalecer a União de Nações Sul-americanas (Unasul).

Em carta divulgada após a vitória de Santos nas eleições deste domingo, Lula confiou em ter "em breve" um encontro pessoal para avançar em vários temas de interesse bilateral.

"Tenha certeza que contará sempre com a disposição do governo brasileiro de trabalhar para que se aprofundem ainda mais os laços de amizade e cooperação que nos unem e para que, juntos, somemos esforços nos fóruns internacionais nos muitos temas de nosso interesse comum", diz Lula.

Além disso, indicou que sabe de antemão que encontrará em Santos toda a disposição de contribuir para o "fortalecimento da Unasul como instrumento de paz, de cooperação e de desenvolvimento da região".

Lula indicou, além disso, que as eleições que deram o triunfo a Santos demonstram a "maturidade e solidez da democracia colombiana".

"Brasil e Colômbia compartilham a mesma geografia, uma extensa fronteira comum e desafios semelhantes. Na integração encontraremos muitas das respostas para os problemas que enfrentamos", especificou Lula.

Santos tomará posse do cargo no dia 7 de agosto, data na qual expira o mandato de Uribe, que permaneceu oito anos no poder.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.