Lula viaja nesta quarta para Moscou

Presidente se encontrará com Dmitri Medvedev na quinta e na sexta e no fim de semana chega a Teerã

estadão.com.br

12 Maio 2010 | 09h15

MOSCOU - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarca nesta quarta-feira, 12, para a Rússia, onde visitará na quinta e na sexta o presidente Dmitri Medvedev em Moscou. Segundo o Kremlin, os encontros entres os presidentes começam na quinta-feira, mas a agenda não foi divulgada, segundo a agência AFP.

 

A visita de Lula à Rússia ocorre um mês depois da segunda cúpula dos dirigentes do Brics, grupo formado por Brasil, Rússia, Índia e China, em Brasília. No encontro, os chefes de Estado das principais economias emergentes pediram um mundo mais democrático e multipolar.

 

Depois da visita à Rússia, Lula viajará ao Irã, onde será recebido pelo aiatolá Ali Khamenei e, posteriormente, pelo presidente Mahmoud Ahmadinejad. Marcelo Baumbach, porta voz da presidência, disse que Lula deve chegar à capital iraniana no sábado à noite e que no domingo conversará com os líderes iranianos sobre diversos aspectos bilaterais, mas também sobre o conflito que novas sanções econômicas contra o Irã podem causar.

 

Lula "não levará nenhuma proposta nova", já que o Brasil acredita que as bases para superar o conflito existem desde outubro e passam pela possibilidade de que o Irã envie urânio enriquecido a 3,5% e o recupere depois, já a 20%, declarou o porta-voz em entrevista coletiva.

 

O Brasil é um dos membros não permanentes do Conselho de Segurança da ONU que pede mais diálogo com o Irã e rejeita sanções. Recentemente, Lula tem encontrado líderes mundiais para apresentar propostas alternativas à aprovação das resoluções restritivas.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.