Gonzalo Fuentes/Reuters
Gonzalo Fuentes/Reuters

Macron lidera corrida presidencial na França

Candidato de centro sobe seis pontos presidenciais e ultrapassa líder da extrema-direita, Marine Le Pen

O Estado de S.Paulo

09 de março de 2017 | 03h07

PARIS - O candidato de centro Emmanuel Macron passou a liderar numericamente a disputa presidencial na França no primeiro turno, ultrapassando a representante da extrema-direita Marine Le Pen, de acordo com pesquisa divulgada pela Harris Interctiva nesta quinta-feira, 9.

Macron tem agora 26% das intenções de voto, contra 25% de Le Pen. O primeiro turno das eleições na França ocorre em 23 de abril. Enquanto a candidata da extrema-direita manteve o índice apontado em levantamento há duas semanas, o centrista saltou seis pontos porcentuais, impulsionado pelo apoio do veterano político François Bayrou e pela revelação de seu plano de campanha.

O direitista François Fillon oscilou de 21% para 20%, perdendo a vaga no segundo turno para Macron. A campanha conservadora tem enfrentado fortes críticas públicas após a revelação de que a esposa de Fillon foi assessora parlamentar fantasma dele.

Na simulação de segundo turno, que vai ocorrer 7 de maio, Mácron venceria as eleições com 65% dos votos válidos, contra 35% de Le Pen. Ele saltou cinco pontos porcentuais, à medida que Le Pen também se viu envolvida em escândalos de corrupção.

A pesquisa foi realizada entre os dias 6 e 8 de março com 4.932 pessoas para a France Televisions. / REUTERS

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.