EFE/ Julien De Rosa
EFE/ Julien De Rosa

Macron prepara uma 'importante iniciativa' com Trump contra a pandemia

Presidente francês não entrou em detalhes, mas afirmou que ação será tomada nos próximos dias

Redação, O Estado de S.Paulo

26 de março de 2020 | 23h47

O presidente da França, Emmanuel Macron, anunciou na noite desta quinta-feira, 26, que está preparando com seu colega americano Donald Trump e outros países uma "nova e importante iniciativa" diante da pandemia de coronavírus.

"Discussão muito boa com o @realDonaldTrump. Diante da crise do COVID-19, junto com outros países, estamos preparando para os próximos dias uma nova iniciativa importante", twittou o presidente francês depois de conversar com seu colega americano, sem fornecer detalhes.

A Casa Branca informou que os dois líderes concordam com "a importância de uma cooperação estreita por meio do G7, G20 e P5 (os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU) para ajudar organizações multilaterais, incluindo a OMS, o Fundo Monetário Internacional e o Banco Mundial, para eliminar rapidamente a pandemia e minimizar seu impacto econômico ".

Dois encontros internacionais sobre como lidar com a doença foram realizados nesta quinta-feira: um extraordinário do G20 e uma cúpula europeia.

O novo coronavírus matou mais de 23 mil pessoas em todo o mundo, dois terços delas na Europa, onde quase 275 mil casos foram oficialmente diagnosticados, segundo uma contagem da AFP na noite de quinta-feira.

Os Estados Unidos e a França estão entre os países mais afetados pela epidemia que está se espalhando exponencialmente nos Estados Unidos. O país logo poderá se tornar o epicentro da pandemia. /AFP

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.