Regis Duvignau/Reuters
Regis Duvignau/Reuters

Macron se consolida e deve vencer eleição na França, aponta pesquisa

Candidato de centro tem 61% das intenções de voto no segundo turno, contra 39% da líder da extrema-direita, Marine Le Pen

O Estado de S.Paulo

11 de março de 2017 | 04h40

PARIS - Uma nova pesquisa entre eleitores franceses divulgada neste sábado, 11, mostra que o candidato de centro Emmanuel Macron solidificou seu apoio no primeiro turno e deve derrotar a representante da extrema-direita Marine Le Pen no segundo.

A pesquisa BVA, publicada seis semanas antes de 23 de abril, data do primeiro turno, mostra que Macron tem 26% das intenções de voto, um aumento de 2 pontos porcentuais em relação à semana anterior e 5 pontos quando comparado com 15 dias antes. Le Pen também marca 26% das intenções de voto.

Com este cenário, o candidato François Fillon, grande aposta dos conservadores para voltar ao poder, estaria fora do segundo turno. Ainda que o apoio a ele tenha oscilado 1 ponto porcentual para cima, a 20%, o político perdeu força em meio a um escândalo de corrupção envolvendo a esposa dele.

Na simulação de segundo turno, que será realizado em 7 de maio, Macron vence Le Pen por 61% a 39%.

A pesquisa, que ouviu 1.419 pessoas, mostra ainda a consolidação do apoio a Macron, ex-banqueiro que promete quebrar a polarização entre direita e esquerda na França.

Entre os eleitores do centrista, 56% dizem ter certeza da escolha, ante 49% da semana anterior. Ainda assim, o voto em Le Pen está mais solidificado - 83% garantem o apoio incondicional a ela. / REUTERS

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.