Reuters
Reuters

Maduro nomeia novo vice-presidente

Tareck El Aissami, até agora governador do Estado de Aragua, assumirá o comando da Venezuela caso presidente perca referendo revogatório

O Estado de S.Paulo

04 Janeiro 2017 | 21h10

CARACAS - O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou nesta quarta-feira (4) a nomeação de Tareck El Aissami, até agora governador do Estado de Aragua, como novo vice-presidente executivo, cargo que era ocupado desde janeiro de 2016 por Aristóbulo Istúriz.

Com vice-presidente, Tareck El Aissami assumirá o comando da Venezuela caso ocorra um referendo revogatório de mandato em 2017, como pede a oposição,  e Maduro seja derrotado.

"Designei como vice-presidente executivo da República Bolivariana da Venezuela Tareck El Aissami para que assuma em 2017-2018", disse Maduro em um pronunciamento no rádio e na televisão.

Segundo a imprensa local, o presidente disse que a medida era para promover uma "renovação necessária do gabinete executivo". Ele afirmou que o antigo vice vai assumir outros compromissos.

Maduro disse que El Aissami vai se ocupar da segurança do país e da luta contra "terroristas de extrema-direita", em referência à oposição, que atualmente controla o Legislativo.

O presidente também nomeou o deputado Ramón Lobo como Ministro da Economia e o veterano da indústria petrolífera Nelson Martínez como ministro do Petróleo. Eulogio Del Pino, atual ministro do Petróleo e presidente da estatal PDVSA, continuará comandando a empresa petrolífera da Venezuela. / EFE

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.