Mais jovem deputada desde 1667

Mhairi Black, estudante escocesa de 20 anos, conseguiu o que parecia impossível: derrotar Douglas Alexander, de 47 anos, um dos mais importantes figurões do Partido Trabalhista, coordenador nacional de campanha e tido como provável futuro chanceler de um governo de Ed Miliband. Ela se tornou a mais jovem deputada a ser eleita para o Parlamento desde 1667.

GLASGOW, O Estado de S.Paulo

08 de maio de 2015 | 02h02

Mhairi, do Partido Nacionalista Escocês (SNP, na sigla em inglês), obteve cerca de 6 mil votos a mais que Alexander (23,5 mil a 17,8 mil) em Paisley and Renfrewshire South, pouco mais de 15 quilômetros a oeste de Glasgow.

A derrota de Alexander reflete a insatisfação dos escoceses com os trabalhistas, acusados de traição e de se aproximarem demais dos conservadores, especialmente durante a campanha do referendo sobre a independência da Escócia, no ano passado - os principais nomes do partido fizeram campanha ao lado do primeiro-ministro, David Cameron, contra a separação da região da Grã-Bretanha.

"Eu me comprometo a usar esta voz não só para melhorar a Escócia, mas para obter políticas mais progressistas que beneficiem toda a Grã-Bretanha", disse Mhairi, estudante de ciências políticas na Universidade de Glasgow, em discurso após a vitória. / AFP

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.