30 de janeiro de 2013 | 15h34
Malineses comemoram por poderem voltar a sair nas ruas em cidades recuperadas pelos Exércitos da França e do Mali. Festas e música chegaram a ser proibidas pelos rebeldes em algumas cidades.
Em Gao, onde militantes do Movimento pela Unidade e Jihad na África Ocidental (Mujao) tomavam conta da cidade desde março de 2012, as mulheres que saíssem sem véu e os homens pegos fumando eram chicoteadas em praça pública. Agora, essas cenas já podem ser vistas na cidade.
Durante o fim de semana, os militares franceses também retomaram a cidade de Timbuctu, acabando com o domínio de 10 meses dos rebeldes sobre a região. Nesta quarta-feira, as tropas retomaram o controle do aeroporto de Kidal, última cidade no norte do Mali que ainda está sob poder dos rebeldes islamitas.
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.