Mandela tem pneumonia, mas reage ao tratamento

Mulher de ex-presidente sul-africano, no entanto, diz que 'centelha' do líder, de 94 anos, 'está se apagando'

PRETÓRIA, O Estado de S.Paulo

12 de dezembro de 2012 | 02h08

O ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, de 94 anos, internado desde sábado para exames em um hospital militar de Pretória, está com pneumonia, mas reage bem ao tratamento, informou ontem o governo da África do Sul. "Os médicos concluíram os exames e eles revelaram uma recorrência de uma infecção pulmonar prévia, para a qual Madiba está recebendo o tratamento apropriado e reage bem a ele", disse a nota do governo, referindo-se a Mandela pelo nome como é chamado na África do Sul.

Na noite de domingo, em entrevista ao canal local de TV eNCA, a mulher de Mandela, a moçambicana Graça Machel, disse que a "centelha" do ex-presidente está se apagando. No sábado, autoridades disseram que não havia motivo de preocupação com a internação de Mandela, mas a imprensa local apurou que altos funcionários do governo e pessoas próximas a ele foram apanhadas de surpresa.

Líder da luta contra o apartheid e ganhador do Nobel da Paz, Mandela continua sendo visto como um herói por muitos dos 52 milhões de sul-africanos. Suas duas breves internações hospitalares, no ano passado, receberam grande atenção da imprensa local.

O ex-presidente estava na sua aldeia natal, Qunu, numa remota área rural da Província do Cabo Oriental, quando precisou ser levado para um hospital militar de Pretória. Até agora, as autoridades sul-africanas tinham dado poucos detalhes sobre os motivos da internação de Mandela.

Primeiro presidente negro da África do Sul e símbolo global da resistência contra o racismo e a injustiça, Mandela passou 27 anos em prisões do regime branco, até 1990. Sua histórica eleição como presidente, quatro anos depois, marcou o fim da segregação racial na África do Sul. / REUTERS

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.