Manifestantes põem fogo em viaturas, prédios e ônibus em Londres

Morte de homem de 29 anos gerou ato violento contra a polícia no norte da cidade

BBC Brasil, BBC

07 de agosto de 2011 | 07h24

Manifestantes incendiaram um ônibus e alguns prédios na noite de sábado em Londres em um violento protesto contra a polícia britânica. Eles também usaram bombas caseiras e colocaram fogo em três viaturas da polícia. Pelo menos oito policiais ficaram feridos.     Protesto começou de modo pacífico, no sábado, e acabou com prédios e veículos incendiados neste domingo

 

O incidente aconteceu no bairro de Tottenham, no norte da capital britânica. Os manifestantes foram às ruas para protestar contra a morte de um homem de 29 anos. Mark Duggan foi morto a tiros ao ser abordado pela polícia em um táxi na quinta-feira passada. A polícia está investigando as circunstâncias da morte do homem.

 

Na noite de sábado, uma manifestação inicialmente pacífica terminou em violência. O corpo de bombeiros demorou para conseguir combater os incêndios, já que havia tumulto nas ruas de Tottenham.

 

O bairro já foi palco de confrontos entre a comunidade e a polícia nos anos 80, mas desde então o clima em Tottenham era de tranquilidade. Com o incidente de quinta-feira, a tensão voltou a aumentar na região.

 

     

Morte de homem por policiais causou fúria dos manifestantes

 

A polícia britânica pediu calma à população e afirmou que a morte de Mark Duggan será esclarecida com uma investigação profunda sobre o caso. Na manhã de domingo, o porta-voz da polícia Adrian Hanstock condenou a violência e atribuiu o tumulto a um número pequeno de pessoas que "estragaram uma manifestação pacífica".

 

BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.