Bagus Indahono / EFE
Bagus Indahono / EFE

Marinha recupera uma das caixas-pretas de avião da AirAsia

Objeto contém informações dos dados do voo; outra caixa-preta, com gravações de voz, foi localizada mas ainda está no mar

O Estado de S. Paulo

12 de janeiro de 2015 | 09h47


JACARTA - Mergulhadores da Marinha da Indonésia recuperaram nesta segunda-feira, 12, uma das caixas-pretas do avião da AirAsia que caiu no dia 28 de dezembro, matando todas as 162 pessoas a bordo, informou uma autoridade do governo.

"Às 7h11, tivemos sucesso em recuperar a parte da caixa-preta conhecida como gravador de dados do voo", disse o chefe da Agência Nacional de Busca e Resgate, Fransiskus Bambang Soelistyo.

No dia 28, o voo QZ8501 perdeu contato com a torre de controle de tráfego aéreo em meio ao mau tempo com menos da metade de um voo de duas horas entre Surabaya, segunda maior cidade da Indonésia, e Cingapura.


A segunda caixa-preta do avião com as gravações de voz do cockpit foi localizada, com base em sinais emitidos por seu transmissor de emergência, mas ainda não foi recuperada, disse Madjono Siswosuwarno, principal investigador do Comitê de Segurança no Transporte Aéreo.

As autoridades esperam que as caixas-pretas, localizadas perto dos destroços da asa do avião, revelem a causa do acidente. O centro nacional do clima do país disse que uma tempestade provavelmente foi um fator.

As caixas-pretas devem ser levadas para a capital, Jacarta, para serem analisadas, e pode demorar até um mês para se obter a leitura completa dos dados. As autoridades não forneceram detalhes sobre as condições das caixas-pretas. /REUTERS

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.