26 de janeiro de 2013 | 13h34
Um comunicado da operadora do navio, Medallion Marine, informou que os cinco homens se encontravam em bom estado de saúde, e já fizeram exames médicos antes voltarem à Índia.
"Medallion Marine gostaria de manifestar a sua admiração pela tripulação e por todos os seus familiares que têm mostrado grande coragem e força durante essa situação difícil", dizia a declaração.
Companhias de petróleo estrangeiras extraem petróleo no Delta do Níger, uma área de mangues e pântanos do tamanho de Portugal, há mais de 50 anos. Apesar de o governo nigeriano ganhar bilhões de dólares com a atividade, muitos habitantes da região vivem em situação de extrema pobreza, próximos a águas poluídas, e sem acesso adequado a assistência médica, educação ou trabalho. As más condições provocaram uma revolta de militantes e criminosos oportunistas em 2006, quando explodiram oleodutos e sequestraram trabalhadores estrangeiros.
Desde 2009, o governo oferece um programa de anistia a ex-combatentes, que inclui pagamentos mensais e formação profissional. No entanto, poucos no delta dizem ter visto mudanças, já que sequestros esporádicos e ataques na região continuam. No final do ano, a Nigéria costuma sofrer um aumento de crimes, pois nesta época os ricos voltam ao país para comemorar os feriados. As informações são da Associated Press.
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.