Vazrick Nazari
Vazrick Nazari

Mariposa é batizada de Trump

Cientista canadense que descobriu a espécie achou seu topete parecido com o do candidato eleito dos EUA

O Estado de S.Paulo

20 Janeiro 2017 | 05h00

 Uma pequena mariposa ganhou um nome em homenagem a Donald Trump, em parte em razão de seu 'topete' loiro que se parece com o do presidente eleito dos Estados Unidos.

A criatura minúscula, Neopalpa donaldtrumpi, foi descoberta pelo cientista canadense Vazrick Nazari, que disse ter ficado impressionado com a semelhança das escamas loiras na cabeça da mariposa com o penteado tradicional de Trump.

O pesquisador disse que também deu o nome do presidente eleito à nova espécie, que mede cerca de nove milímetros, para chamar a atenção para questões ecológicas.

"A razão para ter escolhido esse nome é atrair uma maior atenção do público para a necessidade de continuar a proteger habitats frágeis nos Estados Unidos que ainda contêm muitas espécies não descritas", afirmou Nazari em um relatório publicado na terça-feira.

A mariposa descoberta recentemente é nativa do sul da Califórnia, mas seu habitat se estende até a Baja California, no México.

Segundo o site científico Live Science, Barack Obama tem nove espécies com o seu nome, mais do que qualquer outro presidente dos Estados Unidos.

No ano passado, uma lagarta encontrada na Amazônia peruana recebeu informalmente o nome de "Trumpapillar" porque sua pelagem amarela e laranja lembrava o cabelo de Trump. / AFP

 

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.