McDonald's faz recall de copos do Shrek nos EUA e Canadá

O McDonald's decidiu trocar cerca de 13,4 milhões de copos alusivos à série Shrek nos Estados Unidos e Canadá, depois de orientar os consumidores a pararem de usá-los por causa da presença de cádmio, um metal tóxico.

BEN KLAYMAN, REUTERS

04 de junho de 2010 | 17h20

O cádmio estava na tinta usada nos copos, que eram vendidos a 2 dólares, segundo a Comissão de Segurança do Consumidor (CPSC), dos EUA, e o Ministério da Saúde do Canadá.

A CPSC disse que havia "uma pequena quantidade" de cádmio na tinta, e que a "exposição de longo prazo (...) pode causar efeitos adversos à saúde" - mas que nenhuma queixa foi recebida até agora. O órgão acrescentou que o McDonald's colaborou com a entidade no recall.

A empresa ARC International, com sede em Nova Jersey, que fabrica os copos, não quis se pronunciar

Os quatro modelos de copos - com os personagens Shrek, Fiona, Gato de Botas e Burro - começaram a ser vendidos em 21 de maio.

De acordo com o McDonald's, o recall afeta 12 milhões de copos nos EUA e ao menos outros 1,3 milhão no Canadá.

Em nota, o McDonald's informou que "estes copos não possuem qualquer relação com os copos que foram distribuídos pelo McDonald's no Brasil, que são produzidos com vidro colorido e não são pintados, como na promoção norte-americana".

Tudo o que sabemos sobre:
GERALMCDONALDSCOPOS*

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.