Mikail Klymentiev/Efe
Mikail Klymentiev/Efe

Medvedev convoca eleições parlamentares na Rússia para dezembro

Presidente russo pediu também que movimentos políticos diminuam tom ultranacionalista e racista

Efe

29 de agosto de 2011 | 12h15

MOSCOU - O presidente da Rússia, Dmitri Medvedev, anunciou a convocação das eleições parlamentares na Rússia para o dia 4 de dezembro, informa nesta segunda-feira a imprensa do país.

 

"Convoco as eleições de deputados à Duma da Assembleia Federal da Rússia para o dia 4 de dezembro deste ano", declarou o líder russo ao assinar o decreto.

 

Medvedev também pediu aos movimentos políticos para que diminuam o tom ultranacionalista e racista que ultimamente têm se tornado comuns na sociedade russa. "É imprescindível excluir as incitações ao ódio racial e étnico", afirmou.

 

Segundo as últimas pesquisas do Centro de Estudos da Opinião Pública (VTSIOM), o partido governista Rússia Unida (RU), liderado pelo primeiro-ministro, Vladimir Putin, ganhará as eleições parlamentares.

 

O VTSIOM prevê que o RU obterá 59,9% dos votos, ou 291 cadeiras na câmara baixa do Parlamento russo, seguido pelo Partido Comunista, com 13,4% (73 cadeiras); o Rússia Justa (RJ), com 9,4% (37 cadeiras) e o nacionalista Partido Liberal Democrático, com 9,3% (49 cadeiras).

 

A atual legislação configura que os partidos que conseguirem entre 5 e 7% dos votos não conseguirão a repartição proporcional das cadeiras, mas terão direito a dois mandatos parlamentares. Os 450 deputados que compõem a Duma são escolhidos por listas de partidos.

 

Após a reforma constitucional impulsionada por Medvedev logo após ter iniciado seu mandato presidencial, em 2008, o novo mandato estipulado para os deputados será de cinco anos (antes era de quatro), e para o próximo presidente será de seis anos (antes era de cinco).

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.