Dmitry Astakhov/RIA Novosti/AP
Dmitry Astakhov/RIA Novosti/AP

Medvedev e Kim Jong-il reúnem-se em base militar na Sibéria

Rússia e Coreia do Norte devem discutir crise nuclear coreana além de projetos econômicos

Efe

24 de agosto de 2011 | 10h28

MOSCOU - O presidente da Rússia, Dmitri Medvedev, e o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-il, realizaram nesta quarta-feira, 24, uma reunião em uma base militar da república siberiana da Buriátia, informou a agência de notícias local "Interfax".

 

Medvedev e Kim se reuniram no território da base militar Sosnovy Bor, situada no sul da Buriátia, uma das 83 entidades que integram a Federação Russa.

 

Os temas centrais da agenda bilateral se referem ao reatamento das negociações de seis lados sobre a crise nuclear coreana - que incluem as duas Coreias, Rússia, China, Estados Unidos e Japão -, assim como uma série de importantes projetos econômicos, conforme antecipou o Kremlin.

 

"Um dos temas será a análise das perspectivas de projetos econômicos tripartites com a participação da Rússia, Coreia do Norte e Coreia do Sul", disse uma fonte do Kremlin citada pelas agências russas.

 

A fonte acrescentou que a pauta do encontro inclui o fortalecimento do diálogo político ente Moscou e Pyongyang. "Especial atenção será concedida ao assunto relativo ao reatamento das conversas de seis lados para solucionar o problema nuclear na península de Coreia".

 

As negociações multilaterais de seis lados estão estagnadas desde 2008 devido aos testes nucleares efetuados por Pyongyang e vários incidentes militares com Seul.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.