Medvedev é o novo líder do governista Rússia Unida

O partido governista Rússia Unida confirmou, neste sábado, o primeiro-ministro, Dmitry Medvedev, como seu novo líder. Um congresso, em Moscou, aprovou por maioria a candidatura de Medvedev para suceder o presidente Vladimir Putin na liderança do partido.

NALU FERNANDES, Agência Estado

26 Maio 2012 | 12h30

Em um congresso altamente orquestrado, Putin formalmente anunciou a candidatura de Medvedev para 3 mil convidados e delegados. Depois do resultado, não houve oposição aparente e nenhum outro candidato contestou a decisão. "Considero o Rússia Unida como um aliado central e parceiro", disse Putin.

O presidente Russo era o líder do partido desde 2007. Ele decidiu se afastar em abril, depois de anunciar que a liderança de um partido era inapropriada para um presidente.

Nesta semana, Medvedev formalmente se juntou ao partido, comprometendo-se a reformá-lo de dentro para fora. Ele disse, no congresso, que o partido seria submetido a mudanças "revolucionárias" para ser mais "compreensível ao povo", em vez de parecer "imposto de cima para baixo". O partido domina o Parlamento russo desde 2003. As informações são da Dow Jones.

Mais conteúdo sobre:
governoRússiapartidoMedvedev

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.