Meios-irmãos de Saddam serão executados no Iraque

Cinco ex-integrantes do governo Saddam Hussein, incluindo dois meios-irmãos do ditador, serão executados dentro de um mês, após serem entregues a autoridades iraquianas por militares dos Estados Unidos, afirmou hoje uma fonte oficial.

AE, Agência Estado

15 de julho de 2011 | 12h32

O grupo, transferido para custódia iraquiana na manhã de ontem, estava entre os 206 detentos ainda mantidos pelas forças norte-americanas antes da retirada militar dos EUA do Iraque, prevista para o fim do ano.

Um porta-voz do Ministério da Justiça afirmou que os cinco devem ser mortos em até um mês. "Entre eles está Watban Ibrahim Hassan e Sabawi Ibrahim al-Tikriti", meios-irmãos de Saddam, disse o porta-voz. Também devem ser executados o ex-ministro da Defesa Sultan Hashem Ahmad e os ex-generais Hussein Rashid al-Tikriti e Aziz Saleh Numan. Os cinco foram sentenciados à morte em diferentes julgamentos.

Saddam foi deposto em 2003, com a invasão liderada pelos Estados Unidos. Ele ficou três anos em Camp Cropper, até ser executado em dezembro de 2006. As informações são da Dow Jones.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.