PUBLICIDADE

Melania Trump visita fronteira com o México

Diretora de comunicação do gabinete da primeira-dama afirmou que Melania quis ver de perto a situação das crianças separadas de suas famílias na fronteira dos EUA; mensagem em jaqueta da primeira-dama gera polêmica

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

A primeira-dama dos Estados Unidos, Melania Trump, fez nesta quinta-feira, 21, uma visita surpresa ao Estado do Texas, em meio à polêmica sobre a separação de crianças de famílias imigrantes. O próprio presidente Donald Trump anunciou à imprensa na Casa Branca que sua mulher realizaria a visita.

+ Trump recua e decreta que imigrantes ilegais e seus filhos sejam detidos juntos

Na cidade de McAllen, Melania visitou um abrigo para crianças migrantes administrado pela igreja luterana e planejava ir a um centro de processamento de migrantes da guarda de fronteira.

Primeira-dama fez visita surpresano Texas Foto: AP Photo/Andrew Harnik

De acordo com informações do gabinete da primeira-dama, o abrigo visitado reúne atualmente cerca de 60 pessoas, com idades entre 5 e 17 anos, de Honduras e El Salvador.

Segundo a mesma fonte, apenas seis das crianças naquele local foram separadas de suas famílias após entrarem no território dos Estados Unidos.

Stephanie Grisham, diretora de comunicação do gabinete de Melania, indicou à imprensa que a ideia da visita havia sido da própria primeira-dama. "Ela nos pediu para que preparássemos a viagem porque queria ver a situação por si mesma", explicou.

Seguindo a política de "tolerância zero" anunciada em maio, o governo passou a prender e processar todos os adultos que entraram no país clandestinamente, e por isso passou a separar crianças e menores de idade, que foram então enviados para outros abrigos. Segundo dados oficiais, 2.342 crianças e menores estão nessa situação até o momento.

Publicidade

Jaqueta polêmica

A visita foi acompanhada de uma polêmica sobre a jaqueta que a primeira-dama escolheu para viajar. Na peça de roupa estaria a frase "I really don't care, do U?", que na tradução livre seria algo como "Eu realmente não me importo, você se importa?".

Melania Trump embarca em Washington com jaqueta polêmica Foto: Chip Somodevilla/Getty Images/AFP

Depois que as fotos de Melania usando a jaqueta começaram a circular na internet, as pessoas rapidamente a compararam com um modelo vendido pela loja Zara, por US$ 39. Internautas se questionavam se se tratou de uma decisão impensada ou uma mensagem subliminar da primeira-dama, e se for, "para quem?". 

Trump saiu em defesa da mulher e tuitou que a roupa estampava, na verdade, uma mensagem para a “Fake News Media”.

Essa não é a primeira vez que Melania Trump espanta as pessoas com suas escolhas da moda: no ano passado, ela usou sapatos com salto agulha em visita a locais devastados pelo furacão Harvey. / AFP e W. Post 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.