Membro do conselho e líder do Taleban afegão é capturado

Prisão de Mulá Abdul Kabir, se confirmada, será a quarta de dirigentes rebeldes nas últimas semanas

estadao.com.br,

23 de fevereiro de 2010 | 08h41

Um líder do Taleban afegão foi preso no Paquistão, o que seria a quarta detenção de um alto dirigente dos insurgentes nas últimas semanas, informaram nesta terça-feira, 23, veículos da imprensa americana.

 

O mulá Abdul Kabir, membro do conselho taleban, foi capturado no distrito de Nowshera, no noroeste do Paquistão, há alguns dias, de acordo com os jornais New York Times e Washington Post, que citam fontes anônimas dos órgãos de segurança paquistaneses. As autoridades não confirmaram a detenção.

 

VEJA TAMBÉM:
especial Especial: 30 anos de violência

Se confirmada, a prisão seria o mais novo sinal de que o Paquistão estaria deixando de lado a estratégia de deixar líderes do Taleban entrarem no país para fugir em segurança, algo que influencia diretamente a guerra do Ocidente no Afeganistão.

 

Na semana passada, autoridades paquistanesas e americanas disseram ter capturado o mulá Abdul Ghani Baradar, o segundo no comando do Taleban afegão. Outros dois líderes, os mulás Abdul Salam, da província de Kunduz, e Mohhamad, da província de Baghlan, foram presos separadamente também no Paquistão, segundo o governo.

Tudo o que sabemos sobre:
TalebanAfeganistão

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.