Kostas Thoctarides via REUTERS
Kostas Thoctarides via REUTERS

Mergulhadores gregos encontram submarino naufragado da 2ª Guerra

Jantina afundou em 5 de julho de 1941, após ser atingido por torpedos disparados pelo britânico HMS Torbay

Redação, O Estado de S.Paulo

30 de dezembro de 2021 | 05h00

ATENAS - Mergulhadores gregos descobriram os destroços de um submarino italiano 80 anos após seu naufrágio, causado por um ataque das Forças Aliadas no Mar Egeu durante a 2ª Guerra.

O Jantina, que havia partido da ilha grega de Leros com 48 marinheiros a bordo, afundou em 5 de julho de 1941, após ser atingido por torpedos disparados pelo submarino britânico HMS Torbay.

Ele foi descoberto no mês passado por Kostas Thoctarides, um dos mergulhadores mais conhecidos da Grécia, e sua equipe, ao sul da ilha de Mykonos, a uma profundidade de 103 metros, usando um veículo subaquático operado remotamente, o ROV Super Achilles, que realizou uma detalhada inspeção visual dos destroços.

"A história naval é como um quebra-cabeça, e isso é parte desse quebra-cabeça", disse Thoctarides, um especialista marítimo, à agência Reuters. "O confronto de dois submarinos é um evento naval raro."

A identidade de Jantina foi verificada usando registros do Escritório de História Naval da Itália, disse Thoctarides. Ele é o quarto submarino localizado e identificado pelo mergulhador. /REUTERS

Tudo o que sabemos sobre:
Grécia [Europa]mergulhosubmarino

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.