Merkel critica comentários de diplomata dos EUA

A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, criticou duramente a subsecretária de Estado dos EUA para Assuntos Europeus, Victoria Nuland, por seus comentários sobre o envolvimento da União Europeia (UE) na crise política na Ucrânia.

AE, Agência Estado

07 de fevereiro de 2014 | 12h49

Merkel considera "totalmente inaceitáveis" os comentários feitos pela principal diplomata dos Estados Unidos para a Europa, declarou nesta sexta-feira em Berlim a porta-voz da chanceler alemã, Christiane Wirtz.

Em uma gravação que vazou para a imprensa ucraniana e correu o mundo, uma voz que parece ser a de Nuland diz "dane-se a UE", dando a entender a um outro diplomata norte-americano que a posição do bloco em relação à Ucrânia deve ser ignorada.

A porta-voz de Merkel enfatizou que o governo alemão considera que a chefe da diplomacia europeia, Catherine Ashton, está "realizando um trabalho maravilhoso" em sua tentativa de mediar a crise entre governo e oposição na Ucrânia.

Funcionários norte-americanos dizem suspeitar que a Rússia esteja por trás do vazamento da gravação da conversa entre Nuland e o embaixador dos EUA em Kiev, Geoffrey Pyatt. Autoridades russas negam envolvimento. Fonte: Associated Press.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.